terça-feira, 23 de março de 2010

Campanha de E-mail Marketing

Um e-mail marketing é a "mala-direta" virtual. Ou seja, toda correspondência recebida via e-mail com o intuito de comunicar, informar, vender ou promover um produto ou serviço a diversas pessoas.

Tem baixo custo, atinge um grande número de pessoas em pouco tempo, pode se tornar viral, é dirigida e mensurável.

Começar a trabalhar com e-mail marketing exige um certo planejamento. É decidir o tipo de e-mail marketing a ser enviado, decidir o público-alvo, compor a mensagem, selecionar os destinatários, testar e aprovar, enviar e, finalmente, medir.

Métricas e Análises de E-mail Marketing

As métricas para e-mail Marketing podem ser:

- Relacionamento - onde a campanha será de 100% de relacionamento com usuários já cadastrados;
- Prospecção sem Aculturação - é o famoso SPAM
- Prospecção com Aculturação - o usuário deve se cadastrar para receber e-mails.

E-mails na base inicial, é a quantidade de e-mails constantes da base. E-mails enviados, deve a mesma quantidade da base inicial, porém se houver e-mails com erros, o número será menor. E quando os e-mails voltam com erros, chama-se e-mails bounces.

E-mails abertos, são os e-mails que foram abertos e clicados são aqueles em que o destinatário abriu e clicou no e-mail e e-mails na base final, são os destinatários que resolveram continuar recebendo e-mails (ao contrário daqueles que escolheram não receber mais e-mails).

Com esses números é possível saber a porcentagem de e-mails bem sucedidos.

Mailing List

Para comprar um mailing list, deve-se certificar-se de que é uma mailing list confiável, não pode acreditar em tudo o que os vendedores falam. O custo da lista deve ser baseado na sua qualidade. Uma boa lista é a garantia de que os cliques serão acima da média.

Muitas vezes, não vale a pena comprar um Mailing List, pois os contatos podem não se interessarem pelo assunto do e-mail. O mais certo seria formar o próprio Mailing List, baseando-se em outros e-mails, de pessoas já conhecidas. É um trabalho mais demorado, mas com mais chances de dar certo.

Um e-mail marketing pode também ajudar uma equipe de telemarketing. Um exemplo seria se a equipe, filtra-se os e-mails, e ligassem somente para aqueles que pelo menos abriram o e-mail, e aqueles que não tiveram nenhum interesse no assunto, descarta-se a ipótese de ligação, uma vez que o cliente não teve nem o interesse em saber do que se trata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário